Índice » Informações técnicas / Funcionamento » Técnica / MANUSEIO

Manuseio do soroban

zerar; uso dos dedos; atribuições da cada mão; uso por canhotos

O primeiro movimento que aprendemos no soroban é o usado para zerar, ou preparar o soroban para a realização de contas. Quando tiramos o soroban da caixa, colocamo-lo sobre a mesa ou terminamos uma operação, as contas raramente estão todas afastadas da barra central. Para zerar o soroban, primeiro temos que o inclinar em nossa direção o bastante para que todas as contas deslizem para baixo, retornando então o soroban ao plano horizontal. Com todas as contas inferiores afastadas da barra central, temos agora de afastar as superiores. Para isto basta que coloquemos o dedo indicador direito sob a conta superior mais à esquerda, erguendo-a. Em seguida, corre-se o dedo por toda a extensão do soroban, erguendo as demais contas. Pronto, o soroban está zerado.

Para manusearmos o soroban usamos apenas dois dedos, o indicador e o polegar da mão direita (mesmo para canhotos). A mão esquerda deve segurar o soroban, para que não deslize.

O polegar é utilizado apenas para levantar as contas inferiores, como quando empurramos 1, 2, 3 ou 4 contas inferiores. Todos os demais movimentos (retirada de contas inferiores, colocação de contas superiores e sua retirada) são feitos com o indicador. O registro de algarismos que utilizem contas inferiores e superiores (6, 7, 8 e 9) é feita ao mesmo tempo, com polegar e indicador; sua retirada é feita com o indicador apenas, primeiro com as contas inferiores e depois com as superiores.

Por mais que sejam movimentos simples, é imprescindível que sejam executados corretamente desde o começo, pois a correta execução de todas as regras de adição e subtração (essenciais ao manuseio do soroban) depende do emprego correto do movimento dos dedos.

 


[Índice] Histórico | Funcionamento | Graduação | Adaptado | P & R | Eventos | Bibliografia | Páginas (Info arroba Soroban.org)

 

Copyright © 1999-2010 Soroban.org
Permissão é necessária para reprodução dos conteúdos deste sítio.